Ahrefs permite muitas análises e optimizações para o seu site. É uma ferramenta “estatística” que também lhe permite comparar os seus KPIs e tendências com os dos seus concorrentes directos.

Oferecemos-lhe uma apresentação das principais informações para gerir a sua referenciação natural.

O separador “Site Explorer” dá-lhe uma visão macro do seu site:

  • UR: classificação do URL: poder / autoridade do URL.

  • DR: Classificação do domínio: os mesmos critérios para o domínio do sítio.

  • Ligações recebidas: número de ligações em atraso recebidas.

  • Domínios de referência: número de sites com ligação ao seu.

  • Palavras-chave orgânicas: número de palavras-chave posicionadas nos primeiros 100 resultados do Google.

  • Tráfego orgânico: esta é uma estimativa do tráfego orgânico mensal com base nas suas posições de palavras-chave.

KPI

Os KPIs apresentados por Ahrefs são interessantes porque permitem uma primeira análise macro dos pontos fortes e fracos dos sítios.

Poderá então comparar os KPIs do seu site e dos seus concorrentes. Em particular, a importância da semântica ou da interligação em rede no desempenho.

  • Quais são os critérios em que tem mais diferença em relação aos seus concorrentes directos?

  • Tem mais autoridade (Classificação de Domínio)?

  • Tem mais ligações em atraso?

  • Tem mais palavras-chave?

Após uma rápida análise destas métricas, pode começar a definir os eixos de optimizações futuras.

Ahrefs é, portanto, um complemento interessante de uma ferramenta de rastejamento para trabalhar e seguir a SEO técnica.

Ahrefs permitir-lhe-á aprofundar a análise das redes de ligação e dos pilares de conteúdo:

  • Definir o âmbito das optimizações,

  • Dar prioridade às suas acções de SEO.

Netlinking

Como o seu nome sugere, Ahrefs é uma ferramenta muito completa na parte de interligação da rede. A partir do ecrã principal, o separador perfil de ligações de entrada traz-lhe uma série de informações:

  • Domínios de referência: esta é a curva de evolução do número de domínios com backlinks para o seu site.

  • A distribuição de domínios de referência por extensão (.com, .org …): Encontra aqui o número de sites que fazem ligações DoFollow. Também tem a distribuição por extensão.

  • IPs de referência : O número de diferentes endereços IP. Esta informação é interessante para identificar as práticas de chapéu negro de alguns concorrentes.

  • O perfil dos links recebidos (DoFollow, No Follow, User Generated Content, Sponsored …).

  • A distribuição da classificação URL: este critério permite ver de onde vem o poder de SEO e a autoridade do domínio. É particularmente interessante analisar os sítios cujas fileiras são superiores a 21 e a sua percentagem.

  • Ligar âncoras: abaixo dos gráficos de tendência e distribuição geográfica, encontrará as principais âncoras de ligação e a sua percentagem.

  • Esta informação é muito importante para evitar uma sobre-optimização e penalizações Google.

Como sempre, é interessante comparar esta informação com os seus concorrentes para definir as melhores estratégias de SEO.

No menu da esquerda da barra de navegação Ahrefs, encontrará :

  • Novas ligações em atraso,

  • Links perdidos,

  • Ligações quebradas,

  • Novos domínios,

  • Domínios perdidos.

Pode também analisar em detalhe as âncoras e as intersecções de ligação.

Ahrefs é uma ferramenta muito interessante que lhe permite realmente fazer uma auditoria completa fora do local. Os peritos da DPTO utilizam-nas para além de outras ferramentas dedicadas à ligação em rede.

Fonte : https://www.terravista.pt/ahrefs/